México

Gostinho de Yucatán

(foto de Arnaldo)

            Descemos no aeroporto de Cancún. Tudo muito organizado, mil balcões de informações: hotéis, aluguel de carros, atrações turísticas…A estrutura é própria de um grande destino de férias, que sabe que sua renda vem predominantemente do turismo e se prepara para isso, de maneira profissional.

(foto de Arnaldo)

            No entanto, a van que nos espera não segue em direção ao Boulevard Kukulkan, zona hoteleira de Cancún. Ela nos levaria ao sul, numa pequena viagem de uma hora e meia por boas estradas, até a cidade de Tulum. Poucos dias de relaxamento à beira-mar pediam um lugar calmo, praias pouco habitadas, sossego. Cancún parecia ser exatamente o oposto disso e, embora saiba que se trata de um destino querido por todos que já o visitaram, achamos que combinava mais com uma viagem com família ou amigos do que em casal. Pelos relatos, achamos também que Playa del Carmem tinha um perfil mais de badalação e decidimos descer um pouco mais.

            Conforme íamos nos aproximando do nosso hotel, víamos que o nosso objetivo ia ser atingido: pela estradinha, poucos hotéis no meio de uma mata baixa de litoral, um restaurante aqui e outro ali, o mar azul visto entre as folhagens. E quando finalmente chegamos, confirmamos que era exatamente isso que tínhamos procurado: uma pousada charmosa, totalmente pé na areia, poucas pessoas à vista, massagens na praia, um bom restaurante tailandês, gente calorosa.

(fotos de Arnaldo)

            No enorme varanda do quarto, noites inacreditavelmente estreladas davam lugar ao sol que nascia e nos acordava pelas janelas abertas, que deixavam entrar também o som do mar.

(foto de Arnaldo)

            Eu precisava de descanso e sentia ter só cinco dias. E poderia ter ficado todos ali no hotel, alternando um mergulho com leitura na varanda e um curry de camarão, repetindo tudo de novo. Mas a questão é que, estando no México, e mais especialmente no Yucatán, fica difícil resistir aos apelos de tanta diversidade natural e cultural. Para começar, a longa história de ocupação da península passa por uma série de povos pré-colombianos, sendo que destes os mais famosos habitantes foram os maias. Mais difícil ainda resistir (e nem se deve, na verdade) quando uma das mais bonitas de suas ruínas está a uma caminhada de menos de uma hora do hotel.

            Tulum é, talvez, a imagem mais conhecida da Riviera Maia: ruínas de uma pirâmide contra o mar turquesa do Caribe. Era um porto movimentado na época de sua ocupação e os poucos edifícios que sobraram em meio ao gramado dão uma sensação pacífica que não devia ter correspondência no seu período áureo.

            A sensação também se perde quando a manhã corre em direção ao meio-dia e os ônibus com as excursões vindas de Cancún chegam. É hora então de bater em retirada e aplacar o calor naquela linda prainha que se vê do promontório do ‘Castillo’, principal construção do sítio.

            Praias bonitas não faltam neste trecho da Riviera Maia, região do litoral que vai desde o norte de Playa del Carmen até Punta Allen, canto pouco turístico ao sul de Tulum. Algumas das mais bonitas estão mesmo em Tulum, uma série de pequenas baías com água incrivelmente turquesa, alguns trechos mais longos, outros cortados por pedras. É ao longo da estradinha simples que corre paralela à praia, rodeada de mata e coqueiros, que ficam os hotéis mais charmosos da cidade – todos com arquitetura rústica, muitos oferecendo yoga, massagens na praia e outras atividades zen.

            A maioria dos restaurantes está dentro dos hotéis e são pé-na-areia, juntando a fome com a vontade de ver o mar. Junte algumas lojinhas alternativas, areia que ameaça invadir o asfalto, pés de hibisco e iguanas correndo de um lado para o outro: esse é o clima pacífico e alto-astral de Tulum.

            Puro sossego, lugar certo para quem quer idílio à beira-mar ou acabar com o stress de um período pesado de trabalho, ou quem sabe fazer um retiro de yoga. A pouca agitação acontece nos happy-hours dos bares dos hotéis e na avenida principal de Tulum pueblo, a verdadeira cidade. E mesmo assim é um movimento leve, de cidade de interior que descobre sua vocação turística desajeitadamente: lojinha de suvenires entremeada de mercadinho e farmácia, com um restaurante espetacular em seguida (como o Cetli, na casa da simpática chef Claudia).

            Como contraponto à água salgada, o Yucatán oferece uma raridade: os cenotes. A maioria dos rios da península é subterrânea, correndo por rocha calcária que filtra a água, aparecendo cristalina quando aflora à superfície, muitas vezes pelo desabamento do teto da caverna. A primeira vez que ouvi falar neles foi numa conversa com uma mexicana, muito tempo atrás que, conhecendo meus gostos em viagens, me recomendou vivamente que não deixasse de conhecê-los um dia. A descrição desses buracos misteriosos, com plantas descendo pelas paredes e a água turquesa exposta, me deixou em desassossego.

(foto de Saspotato)

            Difícil é escolher com tantos cenotes ao redor de Tulum, um doce problema. Optamos por começar com o Dos Ojos, um complexo de cenotes e cavernas que se interligam num sistema de dezenas de quilômetros. O nome vem das duas aberturas de afloramento: de uma delas, mergulhando alguns poucos metros para vencer uma barreira de estalactites, é possível ver a outra abertura, a água brilhando com a luz do sol, cena linda. O tour de snorkel pelas câmaras fechadas é feita com o guia e, no meu caso, o Juan se provou não apenas correto, mas de uma grande simpatia: me contou que a administração de Dos Ojos está toda na mão da comunidade maia que cuida da terra em sistema de cooperativa (chamado ejido) – ele era um deles. Há também muita procura por quem quer fazer mergulho autônomo: com o snorkel é possível ver os mergulhadores passando pelos canais muitos metros abaixo.

(foto de Cenote Dos Ojos)

            Os cenotes eram utilizados em cerimoniais maias, como sacrifícios, e esqueletos e jóias foram descobertas no cenote sagrado de Chichén Itzá, o grande centro urbano e força econômica no apogeu dos maias. Hoje seu sítio arqueológico se tornou a maior atração turística da região e compreende uma área extensa com muitos edifícios restaurados de diversas épocas. Decidimos contratar um dos guias oficiais: um senhor gentil nos acompanhou e enriqueceu muito a nossa visita, dando uma idéia da progressão histórica, mostrando os detalhes das construções e até mesmo mostrando a flora do local.

            O local mais impressionante é o Castillo, a famosa pirâmide que é a imagem-símbolo de Chichén Itzá: um templo construído sobre outro mais antigo. Sendo o templo dedicado a Kukulkan, o deus-serpente, a praça ao redor do castelo fica lotada nos equinócios, quando o sol dá a ilusão de que uma serpente desce a escadaria.

            Mesmo em dias normais o sítio fica lotado e decidimos madrugar para chegar o mais próximo da hora de abertura (e evitar o sol mais forte), o que foi recompensador: tivemos o Castillo quase que só para nós. Visitamos com tranquilidade o campo principal de ‘pelota’ (com direito a testes acústicos)…

            …o Templo dos Guerreiros, com seu imponente chac mool e o Templo das Mil Colunas.

            Antigos caminhos de pedra sombreados, chamados sacbeob, levam até o grupo de templos mais antigos, como o Osario, o Caracol (um observatório)…

            … e os belíssimos Las Monjas e La Iglesia.

            Os desenhos em pedra nas fachadas detalham padrões geométricos e máscaras, especialmente da divindade das chuvas Chaac, facilmente identificável por seu longo nariz. Chichén Itzá exige umas duas horas de estrada para quem vem de Cancún e um pouco menos de Tulum, mas recompensa totalmente quem chega para conhecer o sítio.

            Saímos tão empolgados que tivemos vontade de passar por Cobá, no caminho de volta. Mas a decisão de parar na encantadora Valladolid para almoçar nos impediu.

            A idéia era uma parada rápida, mas não contávamos com as ruas cheias de casas coloniais, mexicanas com vestidos típicos, igrejas de pedra…

            …um convento do século XVI…

            …galerias com arcos ao redor de uma praça cheia de árvores floridas e crianças sorridentes.

            E também não contávamos com a gula com que atacamos nossos espetaculares poc chuc e cochinita pibil: eu não resisto a um porquinho e não sosseguei desde que vi este post aqui. Achei o meu num lindo pátio, com direito a cervejinha para aplacar o calor e muita preguiça.

            Nossos ritmos combinavam com o do nosso carro, um Tsuru vermelho desbotado que com muito sufoco chegava aos 100 por hora. Cobá ficou para uma próxima vez.

             Praias de água turquesa, pirâmides maias, boa comida em todo lugar, cenotes, pessoas recebendo com genuíno prazer e simpatia. Nada poderia ficar melhor do que isso, mas a Riviera Maia ainda tem algumas praias com habitantes muito preciosos: tartarugas.

(foto de sgt fun)

            Numa das praias mais lindas da região, Akumal, é preciso somente que se nade algumas dezenas de metros baía adentro, na água transparente e quente, para que se veja uma, duas…dez, quinze tartarugas! Ou mais, dependendo do pique.

(foto de sgt fun)

            Essas criaturas magníficas fazem do leito marinho o seu refeitório, pacientemente arrancando as algas com seu bico, preferindo as mais tenras, verde claro. Em algum momento ela vai precisar subir para respirar e você pode acompanhar seu vôo suave pelas águas nadando ao seu lado, guardando a necessária distância, tirando a cabeça da água quando ela também tirar e aí você poderá ouvir o som doce da tartaruga que toma fôlego. E desce novamente.

(foto de sgt fun)

            Era nosso último dia. Saímos daquela praia perfeita com sorrisos bobos e aquele poderia ter sido o desfecho perfeito. Mas ainda decidimos testar uma última dica: um cenote pouco conhecido, o Casa Cenote ou Cenote Manatí. À beira de uma estradinha de terra, vimos um lago escandalosamente azul, cercado de vegetação de mangue. Do outro lado, uma faixa de terreno e a praia: este é um cenote diferente, raso, formado por vários pequenos interligados. Ele termina no mar, através de uma passagem subterrânea por baixo da estrada – vimos mergulhadores acabando de fazer esse trajeto.

            Uma cabana de madeira serve de refúgio para um mocinho e alguns caiaques: alugamos um para explorar os canais, percorrendo as águas transparentes que permitiam ver o fundo calcário, branco, a vários metros de profundidade.

            Caranguejos e pássaros eram a nossa companhia no passeio, no final de tarde quente. Uma pena os peixes-bois que dão o nome ao cenote terem desaparecido há tempos.

            E por fim, deixamos o equipamento para nadar na água mais deliciosa, refrescante, bonita. Sair dela era uma tortura, tal o prazer. E sair dali representava o fim de nossa viagem. Que terminava ali, mas poderia ter tido vários outros finais felizes.

 PS: Um grande obrigado ao meu querido, que me emprestou várias de suas fotos maravilhosas para compensar algumas lacunas das minhas.
 

20 Comments

  1. Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

    Preconceitos com destinos turísticos existem e devem ser contrariados. Seja para demoli-los, seja para confirmá-los. Com a Índia foi assim, um dos destinos mais preconceituosamente encarados por mim, tornou-se nas duas viagens que fizemos ao encantador país as “viagens de nossas vidas”.
    O mesmo acontecu com o México, para mim, e todavia, apenas em parte: alguns foram contrariados – Tulum e tudo mais que visitamos – , outros confirmados, a terrível Playa del Carmen.
    Esta foi uma das mais deliciosas escapadas que ja fizemos juntos e a que mais nos deixou saudades. Vamos voltar? Quando, quando?
    Um grande beijo e obrigado por ter posto algumas fotos minhas pra ilustrar mais um delicioso, encantador e inspirador post.

  2. Carla

    Lá se vão quase 12 anos desde que fui ao México, e me encantei com Valladolid – que só vi à noite, com as casinhas iluminadas e muitas bandeirinhas enfeitando a praça principal…
    Tulum também foi um encanto só… 😉 Dá gosto ver que hoje em dia há pousadas charmosas para se hospedar com conforto, sem que seja necessário ficar em Cancún (“turistão” demais, mas onde eu fiquei…) ou Playa del Carmen (“badalação” demais, também não curto…)
    Beijos aos dois! Que bacana saber que vocês curtiram o México, um país de que eu também não esperava muito e que me surpreendeu bastante!

  3. Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

    Carla, agradeço pela minha parte. Pra você também. Estamos voltando a acompanhar suas histórias asiaticas no “Idas e Vindas”.
    Boas viagens e ótimos relatos.

  4. Emília

    Arnaldo, você sabe que eu não tinha nenhum preconceito, ao contrário: sempre senti que o México tinha muito a oferecer e esse pedacinho que provamos é só um aperitivo mesmo 🙂 Só Playa que me decepcionou, imaginava um lugar cheio de charme, o que não é. Mas nem precisa ser considerado no global, quando se compara com tudo de incrível que vimos e fizemos.
    Obrigada pela companhia, meu querido 🙂
    PS1: Voltar? Topo agora!
    PS2: Sobre as fotos 😉
    Carla, que bom te ‘ver’ por aqui!
    Valladolid foi uma bela surpresa, imaginei uma cidade simpática, mas ela é muito mais que isso, um encanto mesmo. Imagino à noite então!
    Sobre Cancún, nós ficamos até tentados a ir até lá para dar uma olhada, mas ficamos com preguiça, rs…Na verdade, pretendemos ir em família, acho que vai ser mais bacana que em casal (meu sobrinho está louco para conhecer o México – mas só depois de ir para o Japão, rs…)
    Já Playa del Carmen não foi a nossa praia (péssimo trocadilho…). Tinha imaginado algo charmoso, mas achei que o charme passou longe. Mas para quem quer badalação, agito (e de quebra estar perto de Cozumel, e no meio do caminho entre Cancún e Tulum), está valendo. Como em tudo, não existe opinião absoluta em turismo.
    Um grande beijo!
    PS: E como o Arnaldo comentou, esperando mais posts do Ásia!

  5. Bóia Paulista

    Oi, Emília. Tudo bem? =)
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  6. Emília

    Obrigada, Natalie!

  7. Igor

    Que delícia de relato. Me deu uma vontade enorme de correr pra esse mar! Parabéns!!

  8. Emília

    É maravilhoso mesmo, Igor! Obrigada pela visita!

  9. Carmen

    Descobri que a Península de Yucatán era um destino muito interessante não só para yacimentos arqueológicos (que são muitos e todos maravilhoso) também por aquelas praias de areia branca, bonitas e primitivas.
    Nós fomos para Xpu-ha e pra ilha de Holbox. Se volto a Yucatán, eu quero ir ao área de Sian Ka’an
    Lindas, lindas fotos todas as suas e as de Arnaldo.
    Bjs

  10. Emília

    Carmen, imagino que a península seja um lugar que te faz sentir bem, você que é uma grande apreciadora de praias…Eu tinha ouvido falar sobre Xpu-ha por cima, mas pesquisando vi que o Cenote Manati de que falo fica ao norte dessa baía . A praia é realmente maravilhosa. Holbox atrai pelos tubarões-baleia, mas a Lucia Malla disse que dá para ver também saindo de Cancun. E falta Cozumel…e adoraríamos ter ido para Sian Ka’an com mais um dia em Tulum, parece um espetáculo. É um destino para várias viagens!
    Um beijo!

  11. Pingback: Pequenas anotações de viagens virtuais 66: viajando - Uma Malla Pelo Mundo

  12. Claudia

    Não conheço o México, que está na minha lista de lugares a visitar antes de morrer. Adorei as fotos – deslumbrantes!!!! E adorei o blog! Eu moro na Inglaterra e tenho um blog também: http://www.porainainglaterra.blogspot.com.br – em que escrevo sobre tradições e cultura da Inglaterra, passeios e dicas de viagem, curiosidades sobre o estilo de vida e comportamento dos ingleses … tudo isso e mais também! Aguardo a visita.
    Claudia

  13. Fernanda

    Emília, há tempos acompanho seus inspiradores relatos. Esse sobre Tulum juntamente com o do Riq me fizeram decidir onde passar minhas próximas férias… Uma pergunta, em que hotel vocês se hospedaram? Gostaram?
    Abraços!

  14. Emília

    Oi, Fernanda! Fico feliz que meu relato tenha inspirado a sua viagem: nós adoramos todo este canto ao redor de Tulum, perfeito para viagem a dois. Nós ficamos num hotel chamado Mezzanine (www.mezzaninetulum.com) e gostamos muito. Não visitamos os quartos do térreo, mas os do primeiro andar têm uma vista incrível. Boa comida, pé na areia e ótimo atendimento (o Gil, em especial, é um fofo).
    Outros lugares que gostamos quando pesquisávamos foram: Be Tulum e Ahau, sendo que estes dois ficam num trecho mais ao sul, mas numa região cheia de hotéis e boas praias.
    Espero que tenha ajudado, uma boa viagem para vocês!

  15. Pati Venturini - De Garfos e De Quartos

    Oi Emília!
    Já tinha ouvido falar do teu blog mas é a primeira vez que o visito. Gostaria de incluí-lo no meu blog-roll, pode ser? Me encantei com os textos bem escritos e as fotos, muito bacana mesmo, parabéns!
    Não conheço o México mas estou quase me convencendo que estou mais para Tulum do que para Cancun. Eu adoraria tirar uns dias de descanso por ali, na companhia do marido e de um bom livro, mas tenho certeza que, assim como você, sucumbiria ao forte apelo cultural.
    Abraço!

  16. Emília

    Oi, Pati, obrigada pela visita!
    Adorei o teu blog (o post do Mont Saint Michel me fez voltar um pouco até lá) e fico feliz que Tulum te agradou. O lugar é muito romântico e mesmo que você separe tempo para a parte histórica, ainda vai sobrar bastante tempo para aproveitar a dois.
    Um beijo!

  17. Ana Paula

    Boa tarde, Emilia!
    Amei o post e gostaria de uma ajudinha sua… Eu e meu marido estamos nos programando para conhecer o Mexico. Nossos planos sao: 5 dias na Cidade do Mexico (ja reservamos o Hotel), 5 dias em Playa Del Carmem (ainda em aberto) e 5 dias em Cancun (hotel ja esta pago).
    Como os 5 dias em Playa ainda estao em aberto, vc acha que seria bacana a gente dividir esse tempo entre Playa e Tulum. Tulum estava na minha programacao, mas como bate e volta, mas agora estou tentanda em passar pelo menos 1 noite la antes de seguir para Cancun. O q acha?
    Super obrigada,
    Bjs,
    Ana Paula

  18. Emília

    Oi, Ana, tudo bem?
    Olha, eu sou suspeita, sou bem mais time Tulum que Playa del Carmen, por isso acho que seria legal dividir o tempo sim. Mas tenha em mente que uma é muito próximo da outra: se você quer não quiser o ficar trocando tanto de hotéis, talvez seja melhor ficar só em Playa.
    Vale ficar em Tulum se vocês quiserem sentir um clima diferente, mais calmo, de praias mais desertas, como contraponto à agitação de Playa. Agora, se a idéia é só visitar o sítio arqueológico, aí vale mais o bate-e-volta.
    Bom planejamento!

  19. Ana Paula

    Super obrigada pela resposta!
    Bjs,
    Ana Paula

  20. Sandra Lingerie

    Muito bom adorei o site Exelentes materias tudo muito bem feito amei….. estarei de visitando outras x para ficar antenada, a princiio tennho um site de lingerie bem baratinhas e com exelente qualidade direto da fabrica , vou deixar meu site para voce dar uma olhadinha ,,, beijos http://www.fabricasex.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *