IMG_8242a

No dia seguinte à visita a Delos, Apolo resolveu interceder e amanheceu um dia lindíssimo de sol. Hora de sair cedo, pegar o carro e seguir em direção às praias, finalmente!

map_of_mykonos

(mapa de www.lonelyplanet.com)

Pelo que pude perceber, a oferta de praias aqui é uma das melhores de todas as ilhas gregas e por isso tanta gente aparece aqui na alta, inflacionando os preços das espreguiçadeiras. São mais belas que as de Santorini, por exemplo…e bem mais agradáveis que as longas praias cheias de grandes hotéis de Rodes.

E além de tudo, elas são próximas umas das outras e com perfis diferentes, o que agrada os que gostam de variedade. Com apenas mais um dia inteiro na ilha, resolvi reduzir a duas as praias escolhidas para aproveitar o dia de sol. A primeira foi Platys Gialos, muito próxima da cidade de Mykonos.

IMG_8212a

É uma enseada pequena, bastante urbanizada…a ocupação aqui é total: hotéis de ponta a ponta e guarda-sóis tomando toda a faixa de areia. Mas com a temporada alta já terminada, pude me dar ao luxo de escolher o que mais me agradava, na beirinha da água.

IMG_8219a

É uma praia com freqüência bem diversificada, clima agradável…Ótimo lugar para conhecer pessoas, todo mundo relaxado, puxando papo numa boa… A água tem aquela cor maravilhosa a que já tinha me acostumado no Mediterrâneo e é perfeito para dar aquele mergulho (na verdade é tão boa que não dá vontade de sair). E tem serviço de bordo!

IMG_8213a

Tomar sol e banho de mar depois de um dia nublado e de garoa como o anterior foi uma sensação boa demais. Tanto que só saí da minha espreguiçadeira, com muito custo, no meio da tarde para almoçar em Paradise, outra praia linda e deliciosa de se ficar. Adoraria ter mais um dia para poder chegar de manhã e esquecer da vida ali…

mykonos[1]

Boa parte das famosas casas noturnas (e, bem, diurnas também…) da ilha fica aqui, na praia. Na temporada, a balada funciona sem parar, com poucos intervalos para os animados dormirem umas horinhas e voltar. Mas como agosto já ia longe, a movimentação era discreta, todo mundo só aproveitando o sol.

IMG_8230a

Para quem está no espírito esportista, existe uma operadora de mergulho do lado esquerdo. Já para aqueles no espírito naturista, o lado direito de Paradise é perfeito para tirar a roupa.

IMG_8232a

Já no final da tarde, e já no modo exploração, eu quis dar uma passadinha em Super Paradise, a praia-balada com maior freqüência GLS.

IMG_8245a

Por causa do horário e da época do ano, a praia estava uma desolação só. Mas deve ser muito bacana relaxar ali e ver a agitação…

IMG_8244a

Aproveitando o carro, continuei pelo interior da ilha, por paisagens bucólicas, que nada lembram as imagens de ilha cosmopolita que Mykonos passa…

IMG_8246a

…visões de ovelhas e casas antigas, um contraste total com as praias vistas pouco tempo antes.

IMG_8249a

Circulando pelas estradinhas estreitas e vazias, o objetivo era chegar a Ano Mera, um vilarejo tradicional, bem no centro da ilha…

IMG_8260a

…conhecido por seu mosteiro, estabelecido originalmente ali no séc. VI.

IMG_8250a

Amarrando a canga como uma saia comprida, entrei primeiramente no pátio…um lugar calmo e silencioso, cheio de flores ao redor…

IMG_8254aIMG_8251a

…e, dentro da linda igreja forrada de ícones, foi como se estivesse em um outro mundo. Só eu sentada e dois padres orando: um cantava e o outro percorria a sala com o incenso. Me permiti ficar ali por um bom tempo…e depois relaxar no pátio um pouco mais…

IMG_8255a

Na volta para o hotel, uma breve passada pelo porto novo, para admirar a movimentação dos grandes cruzeiros…mas nem precisaria muito, porque poderia vê-los de camarote :cool:

IMG_8284a

Última noite em Mykonos…feliz de poder aproveitar bem o dia, de sair com a melhor das impressões da ilha. Feliz de poder ter mais um pôr-do-sol inesquecível para a coleção…

IMG_8275a

(Próxima parada: Rodes! :-D )