Serra da Canastra

Flora e fauna da Canastra

Fiquei muito impressionada com a variedade de flores que encontramos na Serra da Canastra. Não imaginei que os campos fossem, em boa parte, como grandes jardins…Cada área que percorríamos tinha uma flor predominando: ou canelas-da-ema, a mais presente em todos os cantos…

…ou lírios vermelhos e íris laranjas.

Podíamos ver também algumas outras mais espalhadas, mas não menos bonitas, com certeza.


Quanto aos animais, ficamos tristes por não vermos os animais-estrela do parque, como o tamanduá-bandeira e os veados-campeiros. E nem comento sobre o lendário tatu-canastra, infelizmente em extinção. Pouquíssimas pessoas da região já tiveram o prazer de ver um deles andando por aí… 🙁
Mas vimos muitos outros, como famílias inteiras de macacos-prego e sagüis perto da pousada e da cachoeira da Chinela (eles foram mais rápidos do que eu, portanto…sem fotografias decentes).
Vimos muitos pássaros, como o carcará e a coruja…

E canários muito simpáticos 🙂

Acredito que os amantes de pássaros podem se divertir bastante na Canastra, desde que munidos de binóculos e uma máquina com zoom mais potente que o nosso 🙄
Como não podia deixar de ser, lá estava eu procurando sapos…

E, apesar de não ser um animal silvestre, eu não poderia deixar de colocar esta familia suína que encontramos no Morro do Carvão. Além de fofos, causaram um dos momentos mais engraçados da viagem: esta blogueira aqui queria tirar fotos mais próximas dos leitõezinhos e a mamãe não gostou…vindo à toda na minha direção. O meu refúgio mais seguro foi o capô do jipe (com direito à gargalhadas dos meus companheiros de viagem, que estavam a uma distância segura dali) 😆

20 Comments

  1. GiraMundo com Jorge Bernardes

    Porcos fofos?!?!?! Só você mesmo, né Ecomília!
    Durante muito tempo a gente planejou conhecer a Canastra, mas nunca rolou. É a primeira vez que vejo algo publicado sobre lá. É muito pouco visitado, não é?
    Estou sentindo falta de um programa mais natureza, mas com a Clara funciona melhor os programas urbanos. Vou ter que esperar um pouquinho.
    Qualquer dia, eu te vejo no Globo Ecologia.

  2. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

    Bem, eu comecei a ler e fiquei extremamente atraído pelas flores, a paisagem e os pássaros. Aliás, que lugar atraente. Mas não deu pra deixar de rir dos “porcos fofos assassinos”!

  3. Carla Castro

    Ah, JorgeGira, como não achar os leitões fofinho?!?!? Aposto que se você deixasse a Clara dar a opinião dela ela iria concordar com a Emília!!! 😀
    Emília, fiquei imaginando você correndo da mamãe-porca! Seus companheiros de viagem devem ter se esborrachado de rir! Ninguém fimou não? :mrgreen:
    Abraços,
    Carla

  4. Rodrigo Purisch

    Emília,
    O Jorge pega no pé da Ecomília..rsrs
    Como eu gostaria de morar em Sampa para participar desses encontros de blogueiros que você fazem. O Tony me conta só para fazer inveja.
    Um abraço aos dois

  5. Tony

    Como a Carla, eu também fiquei curioso, ninguém registrou em video o ataque dos porquinhos, Emília? Ia bombar no YouTube!
    Muda para Sampa, Rodrigo, berço da cultural oriental no Brasil. Você ia se sentir em casa.

  6. Emília, menina, que vergonha! Correndo da porquinha! 😆
    Também, quem mandou mexer com os filhinhos da rabicó. Ela não é coruja, mas também é mãe, sabia? :mrgreen:

  7. Débora

    Emília, eu também achei os porquinhos fofíssimos!!! E morri de rir imaginando a cena da correria…
    beijos

  8. Emília

    Gente, os porcos causaram um rebuliço aqui 😆
    Jorge, como você vê, a mulherada gosta dos porquinhos…desde que criados corretamente (com limpeza, diga-se), são bichos bem bacanas e, dizem que, inteligentes também. Ou você nunca ouviu falar da mulher que cria um porco num apartamento nos Jardins e passeia com ele na Oscar Freire? 🙄 (não vamos chegar a exageros, tá?)
    Carla, Débora e Tony, ainda bem que ninguém se lembrou de filmar, estavam todos ocupados rindo 😀
    Zé, nem parece que eu cresci passando férias ‘na roça’…porcos não são bichos muito calmos, muito menos exercendo a maternidade…
    Arnaldo, eu bem que comecei esse post de maneira séria (e até poética, por que não?) você é testemunha…quem mandou descambar? 😉
    Rodrigo, eu dou um desconto para o Jorge…no fundo ele tem uma alma Eco-jorgiana 😛 E você estando em São Paulo, não podemos deixar de marcar uma reunião com o Tony, vai ser muito divertido…e com você e a Massae teria que ser na Liberdade, claro!
    Jorge, só voltando a questão eco-Clarinha, eu achei muito bacana um casal com um bebê na Costa Rica: eles usavam uma mochila-canguru, com teto e tudo. O bebê estava bem contente e sossegado andando na mata, nas Puentes Colgantes de Arenal… (http://www.puentescolgantes.com/)

  9. Diogo

    Ecomília’s way of life!!! Hehehehehehe…
    Show querida. Bacana…
    Bjão

  10. Carmen

    O porco pode ser tan perigoso como um touro!. Emília, olé!!!

  11. Emília

    Diego, esse post é o oposto total do Destemperados ‘life style’, mas quando é diversão tudo está valendo, não? 😆
    Beijinhos!
    Carmen, não levo o menor jeito para toureira, Carmen! É nessa hora que a gente bota fé nas perninhas, hehe 😉
    Besitos!

  12. Majô

    Emília,
    Como as flores do campo são delicadas, sem nenhum cuidado especial, além da mãe natureza, né mesmo ?
    Morri de rir com a história da mãe porca ciumentacorrendoatrásdaEmíla.
    Não sabia que ela corria atrás de seres humanos curiosos ! :mrgreen:
    Adoro porquinhos, mas sempre os vejo dentro de cercadinhos.
    Belo post e belas fotos como sempre 😉
    beijinhos

  13. Mari Campos

    Emília, porcos fofos são mesmo o que há! E a Carmen matou a pau: olé! 😆 😆 😆 😆
    As fotos também estão lindas! beijo!

  14. Emília

    Majô, se você visse certas áreas do parque…tirei muuuitas fotos. Especialmente com a canela de ema, certos pontos pareciam um tapete roxo, lindo demais. Não tem como não se encantar com flores, né? Ainda mais silvestres..
    Beijinho pra você!
    Oi, Mari! Não tem jeito, eu sou um pouco criança com bicho, até mesmo porcos 😆
    E a sua hermana, gostou de Buenos?
    Um bom final de semana pra todos!

  15. Clarice

    Emília, parabéns pelo blog, texto delicioso e fotos lindissimas!
    Reli um post que o Riq escreveu especialmente para ti Índia para Elvira, onde dizia que pretendias ir para a Índia em janeiro de 2008. Pelos teus relatos ainda não foste para lá, estou certa? Tenho idéias de ir para a Índia, já tens planos mais concretos? Sabes se novembro é um mês de temperaturas razoáveis por lá? Desde já agradeço. Se preferires responda pelo meu e-mail. 8)
    Abraços, Clarice

  16. Emília

    Oi, Clarice!
    Eu na verdade fiquei encucada com essa sua pergunta e fui dar uma olhada no VnV do WordPress. Acho que quem pretendia ir para a Índia em janeiro deste ano era a própria Elvira…eu tenho muita vontade de ir e realmente pretendo ir num futuro próximo. Mas, na verdade…eu estava conversando sobre isso com o Marc um tempo atrás e acho que eu preciso comer muito sal (ter muito mais experiência em turistar) para ir para a Índia sem me estressar (tanto).
    Eu estava uma olhada nestes dias atrás no perguntódromo do Riq e a Sylvia sugeriu para uma pessoa o site Indiagestão (http://www.indiagestao.blogspot.com/). Eu fui lá e achei ótimo…é a opinião de uma brasileira que já vive há muito tempo no país. Que tal se você enviasse a ela as suas dúvidas? Eu realmente não fiz pesquisas mais sérias, já que não tenho ainda uma data de viagem…mas encorajo a sua! Deve ser fascinante… 😀
    Me desculpe não poder ser mais útil.
    Um abraço!

  17. Clarice

    Foi mal Emília, ato falho, sei lá. Na verdade é mau marido quem deseja muito conhecer a Índia. Em todo caso obrigada pela atenção.
    abraços
    Clarice

  18. Familia

    Oi galera…nos somos uma amília unida…somos de um grupo de colégio, queriamos apenas dizer o que nos achamos sobre tudo isso..!
    Meu nome é ALOÍSIO, tenho muitos principios e eu queria dizer que a flora e a fauna, aliás vou rezumir está uma borrada, o povo não sabe o que fazer!! erra e quier se concertara de que jeito??
    Olá meu nome é Keila, eu queria dizer q

  19. "URGENTE" Familia dos estudandes

    Olá galera me chamo Dalila, mas pode me chamara de Lila!!
    To aki com u grupo de estudandes q eu sou a líder, quero dizer a vcs, que nos vamos dizer nossa opnião sobre esse site em geral..!
    Olá, sou Aloísio Pinheiro,tenho 19 anos e quero dizer uma coisa importante.
    Tds nos temos principos eu tbm, claro, mas temos q alacança-los..meu sonho é ser biologo, repiti um ano no colégio, e depois disso nunca mais, sabe pq ??
    pq eu naum estudava naum dava valor…agora eu seii a dor de perder de ano!!
    PRESERVE POR FAVOR A NATUREZA EM GERAL!!!!!!!!!!!!! 🙂
    Olá meu nome é Keila Marques, tenho 17 anos, vou falar poko, só kero dizer que PRESERVAR é um ato de vc se ajudar..
    Quando vc PRESERVA, vc está melhorando o lugar onde vc vive, e dando exemplo para as pessoas q são VULGARES, sá dizendso assim, pra ver se vcs se consientizam- se de que é um erro naum PRESERVAR!!!! 😀
    Oii. Me chamo Andrey Ribeiro, tenho 18 anos sou namorado da Keila Marques. Tbm vou falar pouco apenas o q eu vou dizer é PRESERVE a minha e a sua natureza!! 🙁
    Oie sou a Gyselle Salmos, tenho 18 anos e sou uma pessoa responsável, cuidadosa, preocupada por td, e por isso eu vim falar dos acontecimentos na flora e na fauna, mas par eu resumir logo, pq falo muito, eu kero lembrar que sem a NATUREZA nos não somos nada..
    Na verdade sabe pq eu me preocupo com a natureza, pq eu dependo delaa, e sem ela eu naum sou nada, pq dela fazemos colheita etc..
    Na natureza podemos ver coisas inacreditaveis, eu percebo q as pessoas acham q naum dependem de ninguém..mas se é assim elas são soinhas no mundo.
    Antes de escrever isso, li todos os comentários e vi que tem gente como a DULE MARAIA, q acha q td se resolve xingando ou gritando, mas na verdade ela th certa, pq as vezes se resolve no grito as coisas, como para eu q sou estudante sei de td, para obedecere,m os professores tem q gritar, inclusive minha mãe é professora de 2 colégios e meu pai de 3!!
    Axo q jahh falei de mais, outro dia faço meu comentário..
    Sou Victor Thomas, namorado da Dalila. tenho 19 anos.
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE
    PRESERVE…………………………………
    Oi de novo galera sopu eu Dalila, tenho 18 anos.
    Por favor tomem exemplo de td aki escrito..Obrigada e um bjo para tds

  20. Emília

    É isso aí, meninos, vamos preservar. Sempre vamos ser intrusos, por isso tem que entrar ‘devagarinho’ 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *